International Society for Fungal Conservation

Sociedade Internacional para a Conservação dos Fungos

Bem vindo à página principal da Sociedade Internacional para a Conservação dos Fungos. A Sociedade foi estabelecida em um encontro internacional especial de especialistas em fungos realizado no Royal Botanic Garden, Edinburgh, em Agosto de 2010. Como a Sociedade ainda é muito recente, esta página da web é apenas um comunicado preliminar.

Porque fungos são importantes? Os fungos são um conjunto muito amplo de organismos. A estimativa mais aceita sugere que existem aproximadamente 1,5 milhões de espécies em todo o mundo, e destas apenas 5% foram descobertas até o momento. Isso significa que aproximadamente 95% ainda são desconhecidas. Os fungos abrangem um dos grandes reinos da biologia - os outros incluem os animais, bactérias, plantas e protozoários. Fungos são totalmente diferentes de todos esses. São encontrados em todos os ecossistemas aquáticos e terrestres. Seu envolvimento mais óbvio nos interesses humanos está relacionado à alimentação (por exemplo, as leveduras, que são fungos, são essenciais para a fabricação de pães e bebidas alcoólicas), aos antibióticos (penicilina, por exemplo, é um produto fúngico) e ainda como causadores de doenças em plantas cultivadas e em animais domésticos. Mas o seu papel mais importante é menos evidente. Eles são extremamente importantes, provendo serviços fundamentais para o funcionamento dos ecossistemas, como por exemplo, atuando na reciclagem de nutrientes. Sem os fungos, a vida no planeta poderia ser insustentável.

Conservação de fungos. Embora a continuidade da existência dos fungos seja fundamental para a vida no planeta, surpreendentemente, até o momento, eles têm sido quase totalmente negligenciados por todos os principais movimentos em prol da conservação. Mas os fungos não possuem características especiais que os protegem da ação destrutiva do homem. Como os animais e as plantas, eles também estão ameaçados pelas mudanças climáticas, a destruição dos habitats e a poluição. Eles também precisam de quem os protejam. A Sociedade Internacional para Conservação dos Fungos, que foi estabelecida especialmente para esse propósito, é a primeira sociedade no mundo explicitamente dedicada a conservação dos fungos.

Filiação à Sociedade está aberta para indivíduos e organizações simpáticas aos objetivos da Sociedade. Aqueles que indicarem o interesse em participar até o final de 2010 serão Membros Fundadores. Para qualquer informação sobre a nova sociedade, particularmente se você estiver interessado em se tornar um Membro, favor entrar em contato com
Dr D.W. Minter, que está coordenando a implementação da Sociedade.